sexta-feira, 3 de maio de 2013


   Cientistas anunciam mais um avanço na luta contra a Aids

           Grupo de pacientes se livrou do vírus com um tratamento precoce e não voltou a apresentar sinais da doença, mesmo depois de deixar de tomar o coquetel de remédios.      Cientistas anunciaram mais um avanço na luta contra a Aids: um grupo de 14 adultos se livrou do vírus com um tratamento precoce e não voltou a apresentar sinais da doença, mesmo depois de deixar de tomar o coquetel de remédios.        Os cientistas acreditam que foi fundamental detectar a doença na fase inicial do contágio e começar o tratamento imediatamente. O Instituto Pasteur, em Paris, analisou 70 pessoas contaminadas pelo HIV que passaram a tomar os medicamentos de 35 a 70 dias após a infecção.Os cientistas usaram um coquetel de drogas antirretrovirais para tratar os pacientes. 
         Os remédios funcionaram como de costume, reduzindo o vírus a um nível baixo em todos os infectados. Quando o tratamento foi interrompido por longo prazo, o vírus voltou a se multiplicar no organismo da maioria dos pacie ntes. Mas 14 pessoas – dez homens e quatro mulheres – conseguiram manter o vírus sob controle.        Eles tiveram a chamada "cura funcional". Continuam contaminados pelo HIV, só que mesmo sem tomar remédios, a Aids não se manifesta. Segundo o cientista-chefe da pesquisa, o espanhol Asier Sáez-Cirión, entender como alguns pacientes conseguem regular o vírus pode apontar para o caminho dessa cura funcional. Mas doutor Asier alerta: "Ninguém deve suspender os remédios sem orientação médica". Ele destaca a importância do exame periódico para detectar o HIV o quanto antes.     
       Há duas semanas, médicos americanos anunciaram que um bebê do Mississipi havia sido curado da Aids. E, neste caso, o tratamento precoce também foi crucial. O bebê soropositivo começou a tomar os remédios contra o HIV 30 horas depois de nascer. Um mês após o início do tratamento, o vírus não foi mais detectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário